Empoderamento digital de jovens

A Ecos do Futuro acaba de se juntar as organizações que integram educação e tecnologia para ampliar as oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional de uma nova geração de brasileiros. Esse é o objetivo do Movimento Recode, que busca capacitar jovens em situação de vulnerabilidade para o uso ético e cidadão da tecnologia por meio de cursos online gratuitos. A iniciativa é uma realização da Recode, organização social com mais de 20 anos de atuação no campo do empoderamento digital.

As instituições que aderiram ao movimento são reconhecidas como centros de empoderamento digital e passam a oferecer formação com conteúdo personalizado para os jovens por meio de uma plataforma digital. Os cursos, com duração média de 20 a 50 horas, abrangem temas como prototipagem de aplicativos, criação de páginas web, gestão de projetos, introdução à lógica e programação, preparação para o mundo do trabalho e empreendedorismo, realidade aumentada e virtual e inteligência artificial. A metodologia própria da Recode também estimula o desenvolvimento de competências do século 21, como resolução de problemas, criatividade, comunicação e colaboração.

Por meio dessa atuação em escala, os participantes do Movimento Recode buscam contribuir para reverter o cenário identificado em 2018 pelo Banco Mundial, segundo o qual cerca de 50% dos jovens brasileiros perdem interesse pelos estudos e correm risco de serem excluídos do mercado de trabalho.

“Enxergamos esses espaços como polos de transformação, ajudando a formar jovens que serão estimulados a usar a tecnologia para estudar, trabalhar, empreender e buscar soluções criativas para os problemas de suas comunidades”, afirma Rodrigo Baggio, presidente da Recode.

Mais informações: http://recode.org.br/movimentorecode

Baner RecodeEcos.png

© 2022 por Ecos do Futuro. Todos os direitos reservados.

  • w-facebook
  • White YouTube Icon