top of page

Um pouco da nossa história... Ecos do Futuro

 

Em abril de 2003 tornava-se realidade o sonho sonhado junto por um grupo de amigos: a criação de uma instituição que se dedicasse a contribuir para a construção de um mundo mais justo e menos desigual. A ideia era – e continua sendo - a de interferir no micro para ajudar a transformar o macro. O que logo se materializou em ações para o empoderamento de jovens vivendo em situação de vulnerabilidade socioeconômica em bairros periféricos da Ilha do Governador, onde a maior parte dos fundadores da Ecos do Futuro então residia. Em contato com esse público, constatamos que suas maiores angústias e expectativas giravam em torno de obter o primeiro emprego e ajudar no sustento da casa. Entretanto, encontravam somente empecilhos, tanto pela rara oferta de trabalho para sua faixa etária quanto pelas exigências que não conseguiam cumprir, de experiência prévia ou de habilidades sociais e educacionais que se mostravam deficientes.  

Foi assim que nos direcionamos para projetos de aprendizagem, capacitação profissionais, e preparação para a vida adulta, conduzidos por uma equipe multiprofissional, com o intuito de despertar potenciais e as habilidades necessárias à formação profissional e humanística dos jovens atendidos. Acreditamos que assim contribuímos para o desenvolvimento de cidadãs e cidadãos conscientes de seu papel transformador na sociedade. Em atenção às diferenças e à dignidade humana, nos dedicamos também a promover ações afirmativas que possibilitem combater as desigualdades e os preconceitos.

 

Na busca por construir uma rede solidária que nos permitisse levar adiante nossos propósitos, nos aproximamos de instituições públicas e privadas, encontrando parceiros que se tornaram aliados de primeira hora na realização dos projetos. Entre os que fizeram e fazem parte da nossa história podemos citar o Movimento Bem Maior, Fundação Hempel, Universidade Estácio, CCAA – Ilha do Governador, Partners of the Americas, Nike Foundation. Cientes de sua responsabilidade social, financiadores, empresas contratantes e apoiadores têm sido os elementos estruturais dessa rede que visa à promoção de uma sociedade mais fraterna e igualitária, onde a oportunidade de acesso seja garantida a todas e a todos.

 

A Ecos do Futuro acredita na valorização dos espaços públicos e na ampliação das oportunidades - desde que respeitada a diversidade local - como valiosos instrumentos de transformação e, consequentemente, de melhoria na qualidade de vida dos jovens e das comunidades em que eles vivem. Muito mais do que a aprendizagem profissional e a inserção no mercado formal de trabalho, esses jovens experimentam e compartilham dentro das empresas, em casa, na vizinhança e em seus espaços de convívio social o poder transformador do conhecimento e do exercício da cidadania na construção de um mundo melhor, em que todos possam ter o seu espaço.

Nossa Missão:

Contribuir para a formação e a inclusão social, econômica e cultural de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, construindo uma rede solidária que garanta, sobretudo, o respeito à diversidade cultural e humana.

Nossa Visão:

Ser referência de atuação na transformação de vidas a partir da educação para diversidade, para o exercício da empatia e para o desenvolvimento humano sustentável, inspirando políticas públicas para a juventude.

Nossos Valores:

Entusiasmo para acreditar no que se faz e fazê-lo com amor.

Empoderamento feminino para garantir que as mulheres estejam na luta pelos seus direitos.

Equidade para tratar com justiça os desiguais.

Ética para agir de forma consciente, transparente e responsável.

Igualdade racial para superar o racismo estrutural e promover a igualdade de oportunidades.

Respeito à diversidade para combater a intolerância e construir uma sociedade mais inclusiva.  

Sustentabilidade como resultante de uma forma de viver que preserva os recursos naturais e as relações sociais, construindo um mundo melhor para vivermos agora, e para deixarmos às futuras gerações.

Títulos e Certificações

Registrada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). [Registro nº 08-08/2007 no CMDCA da cidade do Rio de Janeiro]
 
Habilitada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). [Habilitação para “Desenvolver Programas de Aprendizagem (Jovem Aprendiz)”].

Título de Utilidade Pública Estadual
Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). [Lei 4.993, de 7 de março de 2007]
 
Conselho Estadual de Juventude do Rio de Janeiro (COJUERJ)
Secretaria de Estado Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH-RJ): ingressa como suplente em 2008 e no ano seguinte assume, como membro titular, a “Comissão de Trabalho e Renda”.

 

logo3.png
bottom of page