top of page

Programa Ser & Fazer

O Ser & Fazer é o programa de preparação para a vida adulta e para o mundo do trabalho voltado para jovens em situação de vulnerabilidade social, oriundos da rede pública de Ensino Médio. Criado em 2006, já capacitou mais de três mil jovens para as áreas Administrativas, de Atendimento ao Público e de Telemarketing.


Pelo seu elevado índice de empregabilidade, fruto da inserção qualificada no mercado formal de trabalho, nas diversas modalidades de contrato, conquistou em 2010 e 2013 uma importante premiação nacional: o FIES - Fundo Itaú Excelência Social -, na categoria Educação para o Trabalho. Estruturado a partir dos quatro pilares da educação propostos pela UNESCO - aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a conhecer -, o Ser & Fazer valoriza tanto o potencial intelectual e as habilidades individuais quanto a formação cidadã.


Para o empresariado do Rio de Janeiro, é um importante aliado, um instrumento eficaz no cumprimento à Lei de Aprendizagem. Ao incorporar as diretrizes da lei, o programa atende às expectativas e às necessidades reais do trinômio empresa financiadora, empresa contratante e jovem aprendiz.



 

As empresas que participam do Ser & Fazer, além de equacionarem as exigências legais, dinamizam seu processo seletivo, pois passam a contar com um manancial técnico-profissional qualificado e pronto a atender as suas demandas. O Ser & Fazer reúne um conjunto de ferramentas educacionais que permite a formatação da metodologia de aprendizagem à realidade de cada parceiro. E é um curso que continuamente pode ser oferecido pela Ecos, a partir do interesse de algum financiador, sempre com as devidas adaptações a área profissional na qual atuará o futuro aprendiz. A empresa ganha em efetividade e mais qualidade. Os jovens seguem um cronograma de aulas e atividades teóricas e práticas que simulam o ambiente de trabalho. A capacitação é acompanhada de forma continuada pela equipe de monitoramento e avaliação. Esses jovens aplicam dentro das empresas, em casa, na comunidade e em seus espaços de convívio social todo o conhecimento que praticam e aprendem juntos. Esse programa conta com a parceria da Universidade Estácio, unidade Ilha do Governador, na cessão de salas de aula e laboratório de informática.

logo3.png
bottom of page